27 de julho de 2011

De porcelana e de vida

* Para minha querida amiga de longa data e de todo o sempre, Tati Ward


Das brancas nuvens no alto, o tom da pele daquela garota aparentemente delicada e de terna beleza. Os olhos expressivos silenciam desejos só dela. As lágrimas que, por vezes, os inundam, exprimem as ausências do que nem mesmo sabe enunciar. Outras vezes, chora suas emoções e comoções diluídas. Os sorrisos anunciam as alegrias momentâneas, aquelas que lhe são tão almejadas e vivenciadas. E são cintilantes os seus sorrisos. E apreciáveis as suas alegrias. Sua voz é adocicada, macia. Suas palavras são sábias e aveludadas. Bem elaboradas e bem ditas. Acarinham e acolhem mesmo aqueles que não as merecem. Sua generosidade doa afeto a quem a rodeia. E ela nem espera algo em troca.

Lívia é uma garota incomum. De uma força presente e tímida. De muitas qualidades à mostra. Tem talento pra amar. E tendência a ser amada. Ama com a certeza que lhe falta acerca do amar dos outros. Seus gestos são exatos e convincentes. Quando e o que ela toca se enche de cor e de música. Seus sentimentos são exclusivistas. Para cada pessoa, um sentir diferente. E para todas elas a mesma entrega. Não mede esforços em cuidar. Agrada sem fazer esforços. Encanta a quem se aproxima, se une, se mantém no convívio.

Sua beleza é extrema. Longos cabelos loiros lhe caem sutilmente nos ombros, e movimentam-se com a leveza das plumas. Seu corpo é esguio, harmonioso e acolhe tão bem quaisquer que sejam as roupas que lhe vista. E possui um charme despretensioso que lhe dá certo ar inocente peculiar. Em seu rosto, traços juvenis, porém bem atraentes. Muitos garotos encantaram-se ao longo de seus anos, apenas ao pôr seus olhares nos dela, naquela beleza tão dela.

Uma em tantas. Filha, amiga, irmã, esposa, profissional. Um ser humano rico em boas intenções, em grandes ações. Uma mulher especial.

Mais que isso, uma mulher sempre em busca. Ávida por encontrar-se nos seus dias. Presente nas suas realizações. Certa do que sonha. Contente com o que tem.

Lívia é humana e vive aqui entre tantos. Atrás de sua camada branca, uniforme, há um coração pulsando rápido, por ansiedades gritantes, há um estômago ardendo forte, por angústias enérgicas. Há incertezas fluindo na corrente sanguínea. E muito querer nos suspiros frenéticos.

Sim, ela vive. Intensamente. Como só sabe ser. Mesmo quando se ausenta do tempo, quando se reclusa em seu sono contínuo, numa espécie de fuga dos instantes, ela vive nas lembranças, nas saudades, nas expressões dos seus amigos, dos seus parentes, dos seus amores. De todos eles.

Pois que onde ela passa, planta o amor em cada jardim, e sempre volta pra colher suas flores. Flores de porcelana e de vida.

Lai Paiva


5 comentários:

  1. Sem palavras,Lai...E precisa? :)

    ResponderExcluir
  2. Lindo!!!!! Parabéns para as duas!!! Risos...

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais amiga!!! Como sempre suas palavras me engasgam! Rsrsrsrs! Amo vc minha tatuzinha linda!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom !Parabéns !

    ResponderExcluir
  5. Lindo demais amiga....fiquei com saudades da nossa Tati!
    Parabéns querida, mais umavez vc encanta!
    Beijos...
    Renata...

    ResponderExcluir